Início Notícias Saúde Saúde de Urupês conta com novos equipamentos para melhorias nos serviços prestados à população

Prefeito Bica entregou os tablets aos Agentes Comunitários de Saúde. Melhoria trará desenvolvimento na área da saúde do município, com maior agilidade no cadastramento e cruzamento das informações e consequente valorização do trabalho dos ACSs.

Publicado em 30/10/2017 00h00

Na última sexta-feira (27), o prefeito Bica entregou os novos equipamentos eletrônicos que passarão a ser utilizados nas ações desempenhadas pela Estratégia de Saúde da Família – ESF, no Posto de Saúde e pelos Agentes Comunitários de Saúde – ACS.
A medida, tomada no sentido de informatizar a ESF, facilitará os processos de trabalho, propiciando agilidade, integração e melhoria na qualidade de obtenção da informação e é um dos passos de uma intensa reestruturação que vem sendo feita na Área da Saúde em Urupês.
Outro ponto importante da medida tomada é a valorização do Agente Comunitário de Saúde. O prefeito relatou sobre a importância de um trabalho unido, ressaltando, ainda, estar sempre à disposição do povo e dos trabalhadores de Saúde. Além disso, espera de todos compromisso e qualidade no trabalho prestado para a população.
Os novos equipamentos são compostos por dois computadores completos, impressora e cinco tablets que serão utilizados pelas equipes de saúde para acelerar o processo de cadastramento de famílias nas visitas domiciliares, cujos dados, até então, eram coletados em papel, o que demandava maior trabalho no preenchimento dos formulários e posterior tabulação eletrônica. Os tablets adquiridos pela Secretaria de Saúde possuem GPS com localizador antifurto.
As equipes de saúde já estão realizando as visitas domiciliares para cadastramento dos usuários. Nessas visitas são identificados os componentes familiares, suas condições de moradia, saneamento e condições ambientais das áreas onde as famílias estão inseridas. Essa etapa inicia o vínculo da unidade de saúde/equipe com a comunidade, a qual é informada da oferta de serviços disponíveis e dos locais, dentro do sistema de saúde, que prioritariamente deverão ser a sua referência.
Equipe da ESF se reuniu para ação de entrega.
A partir de agora, a Estratégia de Saúde da Família passa a atuar de maneira mais presente no cotidiano das famílias cadastradas no serviço. Esta atuação se deve à maior proximidade da equipe de saúde com o usuário, permitindo que se conheça a pessoa, a família e a vizinhança. Isso garante uma maior adesão do usuário aos tratamentos e às intervenções propostas pela equipe de saúde.
Segundo dados do Ministério da Saúde, a atuação eficaz da ESF, resolve 80% dos problemas de saúde da população, sem que seja necessário buscar uma Unidade Básica de Saúde. Mas caso seja necessário, a ESF faz o encaminhamento.
De acordo com o prefeito, este é um dos passos que estão sendo dados no sentido de entregar mais qualidade de vida à população. “Sabemos que há muito para ser feito na saúde de Urupês, mas estas sementes que estamos plantando darão frutos em breve e nossa saúde há de se tornar cada vez melhor”, garantiu.
Os ACS receberão nesta terça-feira (31) treinamento para operar adequadamente os tablets e o sistema que deverá ser utilizado por eles a partir de então.
O prefeito também destacou que a Saúde pretende informatizar todos os prontuários de pacientes das Unidades e, com isso, haverá cruzamento de dados, trazendo economia e eficiência. Ele também agradeceu a todos os agentes pelo empenho e destacou que este trabalho é fundamental para a integração da Secretaria Municipal da Saúde e comunidade.

Confira mais fotos desta notícia: