Início Notícias Saúde Prefeitura faz mudança e melhora a Saúde de Urupês

Prefeitura faz mudança e melhora a Saúde de Urupês

Publicado em 09/10/2017 00h00

Desde a última segunda-feira (4), que a Secretaria Municipal de Saúde, deu início à reestruturação da ESF – Estratégia de Saúde da Família. A ação faz parte do programa de melhorias que a Prefeitura de Urupês vem instaurando desde que assumiu o comando da administração municipal.
Para pôr em prática o novo plano, o prefeito Bica contratou uma médica e agentes comunitários de saúde, além de promover uma capacitação de toda a equipe para melhorar a qualidade no atendimento à população, que tanto clama por uma saúde de qualidade.
O prefeito Bica se mostrou confiante no traçado dessas novas metas para a saúde no município. “Aos poucos, vamos desenvolvendo um novo município e levando mais saúde e qualidade de vida para as pessoas. Entendo que esta reestruturação da ESF seja de estrema importância para nossa população, que pode esperar por mais melhorias no setor da saúde dentro em breve”, ressaltou.
A Saúde da Família está no primeiro nível de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerada uma estratégia primordial para a organização e o fortalecimento da atenção básica. A partir do acompanhamento de um número definido de famílias, localizadas em uma área geográfica delimitada, são desenvolvidas ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes.
Para efetivar essas melhorias, é necessário o trabalho de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, formadas por: médico, enfermeiro, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários de saúde, cirurgião-dentista, auxiliar de consultório dentário ou técnico de higiene dental.
As equipes de saúde da família estabelecem vínculo com a população, possibilitando o compromisso e a corresponsabilidade dos profissionais com os usuários e a comunidade, com o desafio de ampliar as fronteiras de atuação e resolubilidade da atenção. Além disso, tem como estratégia de trabalho: conhecer a realidade das famílias pelas quais é responsável, por meio de cadastramento e diagnóstico de suas características sociais, demográficas e epidemiológicas; identificar os principais problemas de saúde e situações de risco às quais a população que ela atende está exposta; e prestar assistência integral, organizando o fluxo de encaminhamento para os demais níveis de atendimento, quando se fizer necessário.