Início Notícias Saúde Frente à epidemia de dengue, Urupês inicia doação de sangue para reforçar estoques de plaquetas na região

Frente à epidemia de dengue, Urupês inicia doação de sangue para reforçar estoques de plaquetas na região

Saúde de Urupês se antecipa à piora dos casos com ações para reforçar estoques de plaquetas, fundamentais para atender pacientes com casos graves de dengue

Cerca de 3 minutos de leitura

127 acessos

Homem doa sangue na campanha realizada neste sábado (11) em Urupês. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Homem doa sangue na campanha realizada neste sábado (11) em Urupês. Foto: Luís Fernando da Silva / Prefeitura Municipal de Urupês.

Por Luís Fernando da Silva - Divisão de Comunicação

Publicado em 11/01/2025 14h41 - Atualizado em 11/01/2025 14h51

Urupês deu início a uma importante campanha de doação de sangue para reforçar os estoques dos hemonúcleos da região. A ação acontece em resposta ao aumento dos casos de dengue, que traz preocupações crescentes com a ocorrência de formas graves da doença, como a dengue hemorrágica, que exige transfusões de plaquetas e outros componentes do sangue para salvar vidas.

A primeira etapa da campanha ocorreu neste sábado (11), no Centro de Convivência do Idoso da cidade. A iniciativa realizada em conjunto com a Associação de Doadores de Sangue Vida Nova mobilizou 85 doadores e resultou em 80 bolsas de sangue coletadas.

O prefeito, Dr. Beto Cacciari, destacou a importância do gesto: “Estamos prevenindo e trazendo soluções para proteger nossa população e a região neste período crítico”.

No próximo domingo (19), a campanha continua em Catanduva, com transporte, alimentação e hidratação garantidos pela Prefeitura para os doadores. O ônibus sairá da garagem da Prefeitura às 6h e terá como destino o hemonúcleo de Catanduva.

A Associação de Doadores de Sangue de Urupês é uma das maiores da região em proporção à população da cidade. Possui mais de 2.500 doadores e mais de 5.000 cadastros de medula óssea. O município que possui apenas 15 mil habitantes tem 8 doadores de medula óssea compatíveis. O número é muito alto, principalmente considerando que a taxa média de compatibilidade é de uma para 100 mil pessoas.

Reforço da Saúde contra a dengue

Além das campanhas de doação de sangue, Urupês tem implementado uma série de medidas preventivas contra a dengue, como: a pulverização de larvicidas com drones em calhas e telhados de difícil acesso; a nebulização veicular (fumacê) em todos os bairros da cidade; o reforço nas visitas domiciliares pelos agentes de saúde; a ampliação da capacidade do hospital municipal com novos equipamentos, incluindo analisadores de sangue e urina, que fornecem resultados em menos de um minuto.

Com 58 casos suspeitos de dengue, segundo a Vigilância Epidemiológica Municipal, Urupês ganhou destaque na região por ser exemplo de proatividade. As medidas não apenas garantem o tratamento adequado, mas também buscam conter uma possível epidemia antes que ela se agrave.

Confira mais fotos desta notícia:

Nesta notícia: doação de sangue dengue

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto