Início Notícias Educação Urupês inova em projeto de educação alimentar na escola

Urupês inova em projeto de educação alimentar na escola

Palestra com as crianças da E.M.E.F. Maria da Glória tem a intenção de promover uma melhoria nos hábitos alimentares dos alunos.

Publicado em 28/09/2017 00h00

A Prefeitura de Urupês está realizando um projeto de educação alimentar com as crianças do 1º ao 5º ano da escola municipal Maria da Glória R. L. de Almeida. As palestras com tema “Alimentação Saudável e Obesidade” têm o intuito de despertar nas crianças hábitos alimentares mais saudáveis, assim como incentivar a prática de esportes e atividades que tragam benefícios à saúde dos alunos.
A responsável pela formação é a nutricionista Cristiane Charles, que desempenha o projeto há alguns anos. Além das palestras, a profissional propõe aos alunos que tragam uma fruta para a escola durante uma semana. A classe que mais aderir à brincadeira e que consumir o maior número de frutas, ganha, ao final do período desta dinâmica, uma atividade complementar de interesse dos alunos, como passeios ou outras atrações relacionadas à boa alimentação e prática de atividades físicas.
O papel da nutricionista na prefeitura também é confeccionar cardápios balanceados e atrativos para as crianças na alimentação escolar. Segundo Cristiane, é importante ser criativa na confecção dos pratos – para se tornar atrativo para as crianças –, mas sempre pensar nos nutrientes que o compõe.
Para o prefeito Bica, é imprescindível abordar esses assuntos nas escolas. “A obesidade traz grandes malefícios às nossas crianças e nós desenvolvemos trabalhos que vão enfrentar esses problemas desde a composição do cardápio da alimentação escolar, até as boas práticas alimentares nas casas dos alunos”, disse o prefeito.
Alimentação Saudável
Durante as palestras, a profissional também distribui às crianças cartilhas informativas sobre alimentação saudável e obesidade. Segundo ela, foi constatado, na última avaliação antropométrica, realizada em 2015, que cerca de 30% das crianças das escolas municipais sejam consideradas obesas.
Alimentos saudáveis, em quantidades suficientes para cada indivíduo, mantêm o organismo saudável e auxiliam na recuperação de doenças.
A cartilha dá dicas de boa alimentação:
  • Comer frutas (3 a 5 porções/dia), verduras e legumes (4 a 6 porções);
  • Evitar refrigerantes, mesmo sendo light ou diet;
  • Evitar salgadinhos, tipo chips, alimentos industrializados muito salgados e doces;
  • Evitar alimentos ricos em gorduras, tipo frituras, sobremesas gordurosas (como creme de leite, chantilly, massa folheada e outras);
  • Preferir frutas para sobremesa;
  • Consumir frutas e legumes, sempre que possível, crus e com a casca.
  • Beber, no mínimo, 2 litros de água por dia.
  • Praticar, pelo menos, 30 minutos de atividades física por dia;
  • Evitar exageros nas refeições;
Cristiane dá conselhos para uma alimentação saudável para as crianças, escolhendo alimentos como arroz; feijão; saladas; tomate; alface; pepino; beterraba, etc.; carnes magras: bife, frango, peixe; gelatinas, picolé de frutas, geladinho de furtas, cereal com frutas, granola, vitamina de frutas.
Segundo ela, outra importante característica de uma alimentação saudável é a prevenção de problemas de aprendizado, obesidade, diabetes, colesterol elevado, gastrite e hipertensão.