Início Notícias Saúde Alunos recebem indicações sobre prevenção da Doença de Chagas

Alunos recebem indicações sobre prevenção da Doença de Chagas

Cerca de 2 minutos de leitura

56 acessos

Estudante de Biologia, Mateus Basílio fala às crianças nas escolas sobre o inseto causador da doença de chagas.

Estudante de Biologia, Mateus Basílio fala às crianças nas escolas sobre o inseto causador da doença de chagas.

Publicado em 31/08/2017 00h00

A equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Urupês está visitando todas as escolas e colégios do município parar levar orientações sobre o bicho barbeiro, transmissor da Doença de Chagas. Segundo o departamento, a ação se deve principalmente pelo fato de o inseto ter voltado a ser avistado na região.
Apesar da ação de conscientização, em nenhum dos exemplares do inseto levados para análise até hoje foi constatada a presença do parasita causador da doença.
O chaguismo ou Doença de Chagas se caracteriza por uma fase inicial aguda e sintomas nem sempre percebidos. Contudo, a longo prazo, os sintomas começam a se manifestar, indo desde febre e mal-estar até fadiga, irritação sobre a pele, surgimento de nódulos e aumento do tamanho do fígado, baço e coração.
As conversas nas salas de aula são concisas e diretas, realizadas pelo palestrante e estudioso do assunto, Mateus Basílio, com boa participação dos alunos. Em junho, a Vigilância já havia realizado outras ações nas escolas, num trabalho de conscientização sobre o Aedes aegypti.
A equipe da Vigilância recomenda que, caso algum morador de Urupês identifique o inseto, entre em contato com o Controle de Endemias através do telefone (17) 3552-1620 para receber as instruções sobre como proceder para realizar a captura e entrega ao setor competente para estudos.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto