A equipe da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Urupês está visitando todas as escolas e colégios do município parar levar orientações sobre o bicho barbeiro, transmissor da Doença de Chagas. Segundo o departamento, a ação se deve principalmente pelo fato de o inseto ter voltado a ser avistado na região.

Apesar da ação de conscientização, em nenhum dos exemplares do inseto levados para análise até hoje foi constatada a presença do parasita causador da doença.

O chaguismo ou Doença de Chagas se caracteriza por uma fase inicial aguda e sintomas nem sempre percebidos. Contudo, a longo prazo, os sintomas começam a se manifestar, indo desde febre e mal-estar até fadiga, irritação sobre a pele, surgimento de nódulos e aumento do tamanho do fígado, baço e coração.

As conversas nas salas de aula são concisas e diretas, realizadas pelo palestrante e estudioso do assunto, Mateus Basílio, com boa participação dos alunos. Em junho, a Vigilância já havia realizado outras ações nas escolas, num trabalho de conscientização sobre o Aedes aegypti.

A equipe da Vigilância recomenda que, caso algum morador de Urupês identifique o inseto, entre em contato com o Controle de Endemias através do telefone (17) 3552-1620 para receber as instruções sobre como proceder para realizar a captura e entrega ao setor competente para estudos.