Início Notícias Assistência Social Urupês conta com Campanha de Combate às Drogas

Urupês conta com Campanha de Combate às Drogas

Publicado em 25/08/2017 00h00

A partir da próxima segunda-feira (28), Urupês contará com uma campanha de conscientização no combate ao uso de drogas. Suas ações, coordenadas pela Prefeitura de Urupês, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, se prolongarão durante toda a semana.
Dentre as atividades programadas, estão as palestras nas escolas públicas municipais e estadual e atividades nos Grupos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CRAS. Até o seu encerramento, a Campanha deve atingir crianças, jovens e adultos por toda a cidade.
Contudo, o ponto alto será o Seminário, realizado na segunda-feira (28) às 19h30, na sede do Centro de Convivência do Idoso. O evento promoverá a discussão do assunto junto às famílias e contará com a presença do palestrante Oswaldinho de Jesus de São José do Rio Preto e da professora Edna Cristina Thomé de Souza, fundadora da Comunidade Terapêutica “Só por Hoje”, também de Rio Preto.
Segundo dados de 2016 e 2017 da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, com informações munidas do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, Urupês registrou quase 50 casos de internação voluntária relacionadas ao uso de drogas. Contudo, este número é consideravelmente maior ao serem levados em conta a quantidade de internações compulsórias e o de famílias que, sigilosamente, convivem com membros que enfrentam problemas relacionado ao uso de drogas.
Os números a nível nacional são preocupantes. Pesquisadores estimam que cerca de 5,7% dos brasileiros sejam dependentes de drogas, o que representa cerca de 12 milhões de pessoas. Já, segundo dados de 2017, da Organização Mundial da Saúde - OMS, acredita-se que o consumo de drogas seja responsável por cerca de meio milhão de mortes a cada ano. Mas este número só representa uma pequena parte do dano causado pelo problema mundial das drogas.
“Infelizmente, hoje temos um grande número de pessoas dependentes de drogas em nosso município, região e em todo o Brasil. Tratar desses assuntos é de extrema importância para promover o enfrentamento às drogas”, disse o prefeito de Urupês, Bica. Toda a região é convidada a participar.