Início Notícias Assistência Social Famílias urupeenses são atendidas com Programas Sociais

Famílias urupeenses são atendidas com Programas Sociais

Publicado em 19/07/2017 00h00

A Prefeitura de Urupês, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, liberou, na última terça-feira (18), alguns dados sobre os atendimentos dos grupos do Benefício de Prestação Continuada para idosos e pessoas com deficiência, em que apresenta o número de visitas feitas, encontros realizados e outras informações deste primeiro semestre de 2017.
Essa é uma ação de prestação de contas com a população que vem sendo desenvolvida pela prefeitura. De acordo com o levantamento, até junho deste ano, já foram realizados pelo Centro de Referência de Assistência Social – CRAS de Urupês 146 visitas domiciliares para integrantes do BPC, sendo 73 para idosos e 73 para pessoas com deficiência, tendo sido atendidos cerca de 56% dos usuários do serviço. Pelo cronograma de planejamento de ações, o CRAS deve atingir a meta de 100% de atendimento até o final de 2017.
As visitas domiciliares são realizadas anualmente e têm a intenção de promover o acompanhamento mais próximo dos usuários do benefício. Alguns temas abordados são a verificação das condições em que vive a família, revisando a disponibilização do benefício, além da atualização dos dados cadastrais, em que constam as condições de vida da pessoa e suas limitações físicas, dentre outras informações.
Além das visitas, todos os meses, os membros do BPC idoso e deficiente têm dois encontros agendados, em que são trabalhados assuntos pertinentes, como a saúde do idoso, superações da deficiência e direitos sociais.
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social é garantido pela Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS e assegura ao cidadão idoso acima de 65 anos ou à pessoa com deficiência de qualquer idade um salário mínimo mensal, contato que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que 1/4 do salário mínimo vigente.
Para o prefeito Bica, os números revelam um trabalho árduo da prefeitura e dos técnicos do setor de Assistência Social. “Garantir a participação e o acesso de todas as pessoas aos serviços públicos e a equidade entre nossos munícipes dignifica as pessoas e nos deixa, como poder público, felizes de corresponder à confiança depositada em nós”, afirmou.
O Secretário de Desenvolvimento Social, Alison Paulo da Silva, também lembra que os usuários do serviço devem realizar o cadastro ou atualizarem o Cadastro Único até o dia 31 de dezembro para continuar a receber o benefício. Para maiores informações, os interessados devem procurar o CRAS através do telefone (17) 3552-1779 ou na rua José Bonifácio, nº. 1004.