Início Notícias Saúde Urupês oferece consultas oftalmológicas gratuitas para diagnóstico precoce e prevenção da perda de visão

Urupês oferece consultas oftalmológicas gratuitas para diagnóstico precoce e prevenção da perda de visão

Cerca de 2 minutos de leitura

Atendimento Oftalmológico em Urupês com a Dra. Rafaela Lopes Lomba - Foto: Carina Costa

Atendimento Oftalmológico em Urupês com a Dra. Rafaela Lopes Lomba - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 27/03/2024 13h49

Alguns problemas relacionados à visão podem ser diagnosticados precocemente. O tratamento no início certamente evita o agravamento da condição e até mesmo a perda da visão.

Em Urupês, o Departamento de Saúde do município oferece consultas oftalmológicas gratuitas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), na Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Xisto Albarelli Rangel.

De acordo com a profissional responsável, Dra. Rafaela Lopes Lomba, no atendimento o paciente passa por uma anamnese, além de exames de medida da acuidade visual, refração (testes de lentes), biomicroscopia, entre outros procedimentos.

“O exame de biomicroscopia avalia a córnea, a íris e o cristalino do olho, e nessas avaliações podem ser detectadas alergias, doenças da córnea ou até mesmo catarata”, explica a Dra. Rafaela.

Os atendimentos em Urupês são realizados semanalmente, e para agendar uma consulta, os interessados devem primeiro passar pelo clínico geral em sua Unidade Estratégia Saúde da Família e solicitar a guia para a consulta com a especialista. Após avaliação, o clínico geral realiza o encaminhamento.

A oftalmologista do município orienta ainda aos urupeenses que façam avaliação médica caso sintam alguns dos sintomas mais comuns: “quando sentirem dores de cabeça, visão embaçada, irritação e secreção ocular, coceira nos olhos, aumento de sensibilidade à luz, é recomendado passar por consulta com um oftalmologista”, orienta Rafaela.

De acordo com a Diretora de Saúde, Cristina Camargo, essa e outras especialidades médicas estão disponíveis no município para atender com mais qualidade toda a população.

Não perca nenhuma notícia 🔥

Inscreva-se gratuitamente e receba as notícias mais quentes da cidade diretamente em seu e-mail.

Notícias recomendadas

Pesquisar por assunto