Início Notícias Emprego e Qualificação Costurando oportunidades: curso gratuito da Prefeitura capacita mulheres para a arte da moda

Alunas em aula no Curso de Corte e Costura da Prefeitura com a Professora Andrea - Foto: Carina Costa

Por Carina Costa - Divisão de Comunicação

Publicado em 22/11/2023 11h19

O Curso de Corte e Costura da Prefeitura, por meio do Departamento de Desenvolvimento Social, teve início em 14 de setembro deste ano e já está surpreendendo pela dedicação das alunas e pelos resultados alcançados em tão pouco tempo. O principal objetivo do curso é oferecer uma nova habilidade para as participantes. Na fase atual das aulas, as futuras costureiras estão aprendendo a confeccionar calças sociais.

As aulas abrangem todo o processo de produção, desde tirar medidas precisas das clientes até o desenho da modelagem de acordo com as preferências e medidas individuais. As alunas aprendem a transferir o desenho para o tecido, realizar cortes precisos e, por fim, costurar as peças nas máquinas de costura: “O aprendizado prático tem sido surpreendente; a turma deste ano está muito dedicada e interessada em aprender”, conta a professora Andrea Zanqueta Simili.

Ao longo do curso, com duração de cinco meses, as participantes terão a oportunidade de confeccionar blusas, bermudas e saias, demonstrando a diversidade de habilidades adquiridas. Com o conhecimento acumulado, as alunas estarão preparadas para atuar na área. Todas as peças criadas durante o curso serão expostas em uma feira de moda, que, além de demonstrar o talento recém-descoberto das alunas, arrecadará fundos para investir em mais materiais para os futuros cursos de Corte e Costura.

O Curso de Corte e Costura da Prefeitura conta com 20 alunas inscritas que estão não apenas aprendendo uma nova habilidade, mas também ganhando autonomia e criando oportunidades.