Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

Todas as secretarias

A Defesa Civil

E-mail: defesacivil@urupes.sp.gov.br

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é responsável por um conjunto de medidas preventivas de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar a moral da população e restabelecer a normalidade social.

Atuação da Defesa Civil

A nova doutrina de Proteção e Defesa Civil amplia consideravelmente a possibilidades de atuação da Defesa Civil, abandonando a doutrina ultrapassada que focava as ações de pós-desastre para adoção de uma postura proativa focada na adoção de ações estratégicas voltadas a Prevenir e/ou Mitigar os riscos, não olvidando das necessárias ações didaticamente nominadas como Resposta e Recuperação. Esta nova postura frente à possibilidade de desastres fortalece sobremaneira os atos preparatórios que assumem caráter estratégico na busca de comunidades mais seguras e resilientes.
A divisão didática das fases de proteção de defesa civil é a seguinte:

Prevenção: Medidas adotadas com antecedência para evitar a instalação de situações de risco.

Mitigação:Diminuição ou limitação dos impactos adversos causados pelas ameaças e os desastres a elas relacionadas.

Preparação: Conhecimentos e capacidades desenvolvidas pelos governos, organizações, comunidades e indivíduos para efetivamente antecipar, responder e recuperar os impactos resultantes de condições ou eventos ameaçadores prováveis, iminentes ou correntes.

Resposta: Conjunto de ações voltadas à provisão de serviços de emergência e assistência pública durante ou imediatamente após um desastre a fim de salvar vidas, reduzir impactos à saúde, assegurar a incolumidade pública e as necessidades básicas de subsistência e de garantia de direitos humanos da população afetada; didaticamente pode ser dividida em atividades de socorro e assistenciais.

Recuperação: Conjunto de ações voltadas à restauração e melhoria, quando necessário, dos serviços, formas de subsistência e condições de moradia de comunidades afetadas, incluindo esforços para reduzir os fatores de risco. Visa restabelecer os serviços públicos, o moral social e a economia local. É a fase mais longa e onerosa. 



COMDEC

Membros:

I - Coordenador de Defesa Civil:
- Adauto Pires Cardoso

II - Conselho Municipal da COMDEC
a) Representantes da Prefeitura Municipal:
- Eduardo Furlan
- Elieser Amadeu Zucchini
- Lauriston Isique
- José Rivelo do Carmo
- Ederson Sérgio Munhais

b) Representante do Setor Agrícola:
- Reinaldo Aparecido Paliari

c) Representante dos Aposentados
- Angelo da Silva
- Mauro Jerônimo da Silva

III - Secretaria da COMDEC
- Valentim Roberto dos Santos

IV - Setor Técnico da COMDEC
- José Carlos Laurenti - Engenheiro Civil
- Claudinê Brás Fernandes - Arquiteto

V - Setor Operativo, compreendendo o Setor de Obras da Prefeitura Municipal
- Vanderlei Benedito Bariani



Coordenador

Adauto Pires Cardoso


Apresentação:

É Sargento Reformado da Polícia Militar de São Paulo com larga experiência. Possui curso de fiscalização de transporte e atendimento com acidente de produtos perigosos, onde atuou por vários anos na Polícia Rodoviária, dentre outros cursos no atendimento de emergência. Sempre compromissado com à Defesa da Integridade e Dignidade da Pessoa Humana.


© Copyright 2017 - Prefeitura Municipal de Urupês.
Rua Gustavo Martins Cerqueira, 463 - Centro, Urupês/SP