De "São Lourenço do Mundo Novo" a "Urupês"

História do Município

Por volta de 1900, ao ver a imensidão de terras fecundas, vestidas de verde, João Pereira, um dos primeiros desbravadores a aportar na região, não conteve a surpresa e gritou emocionado: "Êta, mundo novo!".

Nascia São Lourenço do Mundo Novo, associação do nome do santo padroeiro dos fundadores com o nome de um dos integrantes do grupo, Lourenço Cardoso.

Mais tarde, o nome se resumiu a Mundo Novo e o povoado passou a ser distrito de Itajobi. A emancipação, segundo dados históricos, só se deu em 24 de setembro de 1928, depois de uma luta sangrenta entre os moradores da vila, chefiados por Domingues Gonçalves Pereira ('Domingão') e arruaceiros contratados pelas autoridades municipais de Itajobi.

O município ganhou o atual nome 20 anos depois de sua emancipação, em homenagem à obra homônima de Monteiro Lobato.

Evandro Carlos Olante - em Folha da Região de Urupês

© Copyright 2017 - Prefeitura Municipal de Urupês.
Rua Gustavo Martins Cerqueira, 463 - Centro, Urupês/SP